O que é o sacrificio?
O que as pessoas chamam de sacrificio eu prefiro chamar simplismente de oferenda, não tenho aqui neste texto a intesão de mudar a ideia de ninguem em relação e essa OFERENDA.
Porque o sacrificio?
As folhas, as plantas, guas de cheiro, bebidas, comidas e bichos,(tudo do santo) são ofertados em formas de agradecimento ou de pedido ao Orixá. Os Orixas gostam de presente de festa de beleza de alegria e a partir dai a beleza visual e a musicalidade e festividade nas religiões afro.
O Orixá é a ecência do mundo, tudo no mundo pertece a Olorum Deus ou Deusa maior, mas foi dado aos
orixas o poder de cuidar do mundo , cada um agindo em seu campo de força, como por exemplo Oxum e Yemanja que tem como campo de força as aguas, Ogum que tem o Ferro, Iançã no tempo, ODE as matas, e por ai vai..
Quando deve acontecer?
Esse topco é muito i nteressante, porque aqui entra o cuidado que tem que ter com demasiadas oferendas, o santo ver gente como gente, agora mato e bicho para ele é tudo pro sustento, somente não pode ser sacrificado para o Orixá aquilo que carrega um Orixá ou seja, o Homem. Todo ser Humano carrega um Orixá, seja ele de quelquer raça etinida, nacionalidade cor ou credo. o homem carrega um Orixá. Mas já estive em casa de pais de santo de umbanda que ao invés daqueles que não ofertam bichos, eles o fazem ja nos primeiros momentos que a pessoa esta na casa, vejam bem.... as vezes as circonstancias pedem, mas não é com todo mundo, então quando deve ser ofertado tem que ser visto com o pai ou mão de santo da casa e cuidado com demasia. Uma outra coisa, não façam essa oferenda por conta propria, pois existem atos que devem se feitos antes durante e depois para que o Orixá aceita a oferenda.
Mas deve acontecer?
Eu tenho tese pra respoder essa pergunta.
A sua mão mãe adora flores, ela tem um enorme jardim e nele voce pode encontar todas as flores que agradam a sua mãe, você vai a casa dela a ao passar pelo jardim voce e tomado pela inrresistivel vontade de agrada la com um belo boque de flores. Será que a sua mãe não o receberia de coração aberto mesmo sabendo que as flores saiu do seu jardim? ou ao ter esse vontade de agradar a sua mãe voce iria desistir da ideia somente porque sabe que as flores, são dela, quantas vezes agente deu ou dá um presente a alguem e sabemos que aquela pessoa pode ter muito daqules se queizer?
Por tanto filhos de santo voce não deve ofertar se nao quizer agradar ao seu Orixá.
Bom... é de fundamental importancia salientarmos que nem toda umbanda faz sacrificios... ha algumas umbandas que nem se quer usam bebida alcoolicas e quando prascisam de algo semelhante ao secrificiio usam se biffe ou bolinho de carne crua. Necessario é, verificar o fundamento dessa umbanda, vejam por exemplo, a minha umbanda nasce com onfluencia na nação nagô tema sim sacrificios, cabe ao medium decidir se estar ou não de fato preparado para o ato que, como em todas as religiões afro descedentes, exigen sim o sacrificio, Ha zeladores de santo que aboliram esse ato da religião, isso alem de adulterar a religião faz com oque as pessoas entrem criem conflitos dentro da mesma religião e paassam a não levar a religião tão a sério como deve ser, não que somente o ato em questão traz a seriedade para a religião mas, para uma religião fundamentada tambem no camdoblé que é uma mesigenação religiosa africana, é de muito importante.
já estive em vários terreiros de umbanda que não tratam o sacrificio como algo anti crsto. Bom se naum há sacrificio, tambem naum há firmasa de Exu na casa, isso pra começar a conversa...se não ha Exu, porque então porque elee saudado no inicio dos trabalhos.Daí quando se fala em sacrificio eu ouço a repgnação com a informação de que ali não é casa de candoble, daí fica a minha pergunta, e porque saudamos os Orixas de candoblé? porque cada um aqui tem em volta do pescoço uma guai com as cores correspodente ao seu ORIXA (ORI: cabeça XA:santo) ou seja , santo de cabeça.
é preciso que as pessoas comecem a levar a religião mais a serio e prestem atenção no que escrevi no inicio desse editorial.
Dê a cabeça ao santo, mas tambem de a ele oque é dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário